A Controladoria Jurídica é para meu Escritório?
- Roberta Perez
- Jun 14, 2020
- 1 min read

Quando falo na implantação de Controladoria Jurídica nas minhas consultorias, sempre surgem dúvidas como:
- Sou pequeno e meu volume de processos não é tão grande, preciso de uma Controladoria Jurídica?
- Meu escritório é formado somente pelos 3 sócios e uma secretária, temos a necessidade de uma Controladoria Jurídica?
- A Controladoria Jurídica é para meu escritório?
É praticamente unânime na doutrina apresentar o setor da Controladoria Jurídica como uma das ferramentas mais eficientes de Gestão do Escritório ou Departamento Jurídico.
Entendida como uma ferramenta, esse setor pode e deve sem implantado em qualquer escritório ou Departamento Jurídico.
Costumo dizer que a necessidade de uma Controladoria Jurídica depende muito mais da visão empresarial e dos rumos que se quer dar ao negócio, do que do tamanho do escritório em si.
A Controladoria Jurídica é uma ferramenta que visa, dentre outras coisas, a excelência na prática da advocacia, otimização do tempo do trabalho técnico e comunicação eficiente com o cliente.
Assim, se tomarmos como exemplo um escritório composto apenas pelos sócios e uma secretária, implementar a Controladoria Jurídica, ainda que seja composta apenas pelo Controller, é uma forma de otimizar o tempo dos sócios para que foquem na produção técnica e na captação de novos clientes, garantindo um diferencial competitivo incrível!
Agora, se você ainda idealiza a advocacia como a prestação de serviço de profissional autônomo, sem participação do cliente na condução do processo, com controles manuais de prazo e com foco apenas na qualidade técnica e das teses jurídicas, sugiro que repense seus conceitos pois os tempos estão mudando!
Comentarios