O que é Controladoria Jurídica?
- Roberta Perez
- Jun 14, 2020
- 1 min read

Controladoria Jurídica, Centro de Inteligência de Dados, Centro de Inteligência Jurídica, são vários os nomes que atualmente se dá para esse setor, muito citado nos últimos anos. O que importa, de fato, é o conceito e suas funções dentro dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. A ideia de Controladoria vem do mundo da Gestão de Empresas, mais especificamente da área de Ciências Contábeis, sendo o órgão responsável pelo controle orçamentário e administrativo da corporação.
No universo jurídico, a Controladoria seguiu esse mesmo caminho, passando a ser o setor responsável pela condução de todo trabalho administrativo – não técnico – e de suporte, realizado no curso de uma ação.
Longe de ser um setor exclusivamente administrativo, a CJ busca garantir efetividade, agilidade, qualidade e segurança no dia-a-dia dos escritórios e DJ.
Em uma evolução natural, e com a presença cada vez mais cotidiana da tecnologia, a Controladoria Jurídica ganha uma nova roupagem e passa a ser, também, o centro de captura e processamento de dados capazes de instruir a equipe técnica na tomada de decisões estratégicas na condução dos processos.
Aliado a isso, o processamento de dados jurídicos (Jurimetria) e de dados negociais (do próprio escritório como empresa que é), eleva a Controladoria Jurídica a um patamar de importante Ferramenta de Gestão e Planejamento Estratégico dos escritórios e departamentos jurídicos.
Comments