É possível garantir uma advocacia segura e organizada sem uma Controladoria Jurídica?
- Roberta Perez
- Jun 14, 2020
- 1 min read

Durante meu trabalho de Consultoria junto a pequenos e médios escritórios, costumo respeitar a decisão dos sócios quanto ao interesse ou não na implantação da Controladoria Jurídica.
É sim possível organizar o trabalho e realizar Gestão Jurídica sem a presença de uma Controladoria, porém os benefícios da sua implantação, como ganho de eficiência e redução de custos, dificilmente serão concretizados.
Caso um escritório queira iniciar sua organização interna apenas realizando um controle de prazos mais seguro, implantando um software de gestão, padronizando a forma de contato com o cliente, emitindo relatórios não muito complexos, é possível que consiga fazê-lo sem uma CJ implantada.
Criando fluxos e procedimentos internos e fazendo um trabalha bem feito de adesão de toda equipe há a possibilidade de ter bons resultados, mas não sem que essa equipe sinta o peso do aumento do trabalho.
Manter o escritório funcionando de forma redonda, com segurança, sem que apareçam os famosos “incêndios” tem o seu preço.
Se me perguntarem, no entanto, se eu apoio a não implantação da CJ, eu responderia prontamente que não!
Ao contrário, defendo fortemente a implantação desse setor focado na eficiência e na qualidade do trabalho e habilitado a produzir relatórios gerências que viabilizam a tomada de decisão consciente e não mais intuitiva dos sócios.
Afinal, como não defender a implantação de um setor que além de todos esses benefícios é capaz de reduzir os custos do escritório, ao tonar muito mais eficiente o trabalho da equipe técnica?
Opmerkingen